Principal característica: os tubos de PEAD possuem ótimas propriedades mecânicas, resistência ao tensofissuramento, além da boa flexibilidade e durabilidade a longo prazo. A grande vantagem é a possibilidade de atingir perda zero nas redes de distribuição.
A soldagem pode ser realizada por termofusão à topo, eletrofusão ou com conexões de compressão, mas a mais comum é a solda por termofusão, com o qual os tubos e/ou conexões são soldados de topo, face a face, e a fusão do material é realizada com auxílio de placa de aquecimento.
Os Tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) são destinados a algumas obras de infraestrutura como condução de água, esgoto, gás combustível e emissários. Entre as características do material estão a baixa rugosidade, a resistência à corrosão e a elevada flexibilidade. O polietileno é facilmente fundível sob o efeito de temperatura. Por isso, para fusão de segmentos de tubo um dos métodos utilizados é a soldagem.
A soldagem pode ser feita por termofusão (também chamada de soldagem de topo) e por eletrofusão. A termofusão é a forma mais tradicional e mais utilizada de soldagem de tubos de polietileno e polipropileno. É mais aplicada em tubos de diâmetro externo (DE) ? 63 mm.